play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Dengue: alerta para o cuidado com crianças
Dengue

Com a alta nos casos de dengue no Rio de Janeiro, os pais precisam redobrar a atenção com as crianças. Nelas, a dengue pode aparecer de forma assintomática, e por isso a atenção dos responsáveis precisa ser redobrada. Sintomas como febre, fraqueza, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, além de vômitos e diarreia ou fezes amolecidas são comuns.

Em geral, a dengue em crianças se agrava rapidamente e o aparecimento desses sinais é um alerta para o início da forma mais grave da doença. Dessa forma, o pediatra deve ser consultado logo que os primeiros sintomas apareçam, para que a doença seja identificada e tratada antes de passar para a forma grave.

E atenção! Quando a criança é menor de 2 anos, o choro constante, fraqueza sem motivo aparente e a irritabilidade são indícios de algum sintoma. Por isso, diante dessas condições, é aconselhável procurar o médico para um diagnóstico precoce e confiável.

Além disso, destacamos a importância de evitar água parada em vasos de planta, pneus e calhas. Também é fundamental manter sempre a água de piscina tratada e a caixa d’água tampada.