play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Casa Lar Aura Celeste promove tarde de valorização da cultura afro-brasileira
Eventos

A Casa Lar Aura Celestre, instituição parceira da FIA-RJ, localizada em Marechal Hermes, realizou na tarde desta sexta-feira, 17/11, um evento que discutiu a promoção e a valorização da cultura afro-brasileira por meio de contação de histórias, bate-papos, apresentação de capoeira e muitas brincadeiras entre as crianças e os adolescentes da Institução.

A programação contou com uma roda de conversa conduzida pela professora e escritora, Vanessa Andrade. Ela apresentou reflexões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, identidade, consciência negra, enfrentamento ao racismo e a valorização da história e da cultura afro-brasileira.

As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre alguns instrumentos musicais africanos, como o Reco-reco, tambores e o agogô.

A professora Vanessa Andrade chamou atenção para que essas atividades e ensinos estejam presentes também nos ambientes escolores, conforme determina a lei 10.639. "A gente tem uma lei, n. 10.639, que completa 20 anos, e fala sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, e é uma lei que a gente ainda não consegue ver acontecer, de fato, nas escolas fora desses períodos como novembro (mês da consciência negra), e julho (mês em que é lembrado Tereza de Benguela). Ainda não é uma realidade nas escolas, os professores, coordenadores, diretores e Secretarias de Educação não se apropriaram disso, e isso é muito importante", apontou Vanessa.