play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Ações e Programas

PROGRAMAS

PTPA – Programa de Trabalho Protegido na Adolescência

O programa tem como propósito oferecer ao adolescente de ambos os sexos oportunidade de inserção qualificada no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas.

Oferecendo um treinamento prévio com duração de quatro meses, o PTPA acompanha o adolescente no trabalho até seus 18 anos incompletos.

Público alvo: Adolescentes de 15 a 18 anos incompletos que:

  • estejam matriculados, frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio;
  • sejam oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família ou Renda Melhor Jovem;
  • estejam cumprindo medidas sócias educativas;
  • apresentem defasagem de série/idade;
  • apresentem algum tipo de deficiência;
  • estejam em tratamento por uso de drogas; e
  • sejam participantes ou egressos de programas sociais especiais da FIA (vítimas de violência, exploração sexual ou situação de vulnerabilidade).

O programa tem parceria com órgãos públicos e empresas privadas no que se refere ao encaminhamento do adolescente para oportunidade de estágio; Após o encaminhamento para estágio o adolescente recebe o benefício de uma bolsa auxílio que tem como objetivo um suporte financeiro a família, visando à preparação do adolescente no orçamento familiar e na educação financeira.

Lista de instituições parceiras:

  • CODERTE – Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Rio de Janeiro
  • CRO – Conselho Regional de Odontologia
  • DETRAN - Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro
  • FAPERJ – Fundação Carlos Chagas
  • FIA - Fundação para a Infância e Adolescência
  • IOERJ – Imprensa Oficial do Rio de Janeiro
  • IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro
  • ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro
  • JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
  • PGE - Procuradoria Geral do Estado
  • Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
  • Secretaria de Esporte. Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro
  • Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
  • Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro
  • TCE/RJ – Tribunal de Contas do Estado
  • TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
  • UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O programa é realizado nas seguintes unidades próprias da FIA:

  1. Campos dos Goytacazes
  2. Cidade de Deus
  3. Duque de Caxias
  4. Ipanema
  5. Jacarepaguá
  6. Maracanã
  7. Nilópolis
  8. Nova Iguaçu
  9. Padre Miguel
  10. Niterói
  11. Santa Cruz
  12. São João de Meriti
  13. Vila Kennedy

Para fazer inscrição no curso, o adolescente deve entrar em contato com a FIA.

Obs: Faixa etária para inscrição de 15 anos a 16 anos.

 

 

Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente com Deficiência

O Programa oferece serviço de proteção, por meio de atendimento psicossocial especializado a crianças e adolescentes com deficiências físicas, mentais, sensoriais, múltiplas e com transtornos psíquicos, privados de seus direitos e em situação de vulnerabilidade. O trabalho é realizado por instituições especializadas, própria e conveniadas, nas modalidades de Convivência-Dia, Acolhimento Institucional e Reinserção Familiar.

O atendimento é realizado a partir de um projeto social inclusivo que prevê educação, habilitação e reabilitação, lazer, atividades esportivas e estimulação à participação na vida comunitária, dependendo do nível de comprometimento da criança e/ou adolescente.

O Plano de Atendimento Individual elaborado para o assistido é avaliado trimestralmente pelas equipes técnicas da FIA e das conveniadas. A participação da família em todo o processo de atendimento complementa o planejamento elaborado pelas equipes responsáveis.

Os Pólos de Atendimento da FIA em todo o Estado estão capacitados para orientar as famílias e/ou interessados no Programa.

 

 

Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco

O programa tem como principal objetivo garantir os direitos de proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.

O trabalho é realizado por instituições conveniadas nas modalidades Acolhimento Institucional, Convivência-Dia e Casa-Lar, por meio de ações que garantam a proteção integral – moradia, alimentação, higienização e atendimento a crianças e adolescentes.

O Programa tem como objetivos específicos:

  • promover a reinserção familiar com acompanhamento técnico;
  • fortalecer os vínculos familiares das crianças e adolescentes em situação de risco; e
  • estimular junto à Rede de Proteção de Garantias de Direito (instituições credenciadas, Conselho Tutelar e órgãos pertinentes) o encaminhamento para o cadastro de adoção na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Os Pólos de Atendimento da FIA em todo o Estado estão capacitados para orientar as famílias e/ou interessados no Programa.

Se souber de algum tipo de violência praticada contra criança e/ou adolescente, procure o Conselho Tutelar da sua região ou disque 100.

Clique aqui para ver o endereço e telefone dos Conselhos Tutelares no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência

O Programa desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar.

O trabalho é realizado nos Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACAs) atraves de parceria com instituições credenciadas, que atuam sob a supervisão da FIA, a fim de proceder diagnóstico psicossocial específico e promover ações de proteção integral a crianca / adolescente e à família.

O objetivo é interromper a situação de violência e buscar novas formas de convivência familiar que proporcionem um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

O Programa também prevê ações de atenção à família e atividades de prevenção com palestras e orientação aos pais e responsáveis.

Os Pólos de Atendimento da FIA em todo o Estado estão capacitados para orientar as famílias e/ou interessados.

Se souber de algum tipo de violência praticada contra criança e/ou adolescente, procure o Conselho Tutelar da sua região ou disque 100.

Clique aqui para ver o endereço e telefone dos Conselhos Tutelares no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

SOS Crianças Desaparecidas

 

Ação integrada à Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (REDSAP), Fotode alcance nacional, voltada para localizar crianças e adolescentes desaparecidos através de fotos divulgadas na mídia em geral e pesquisa em abrigos, com o objetivo de reintegrá-las às famílias. A ação visa também a implantação da cultura da identificação, evitando assim o desaparecimento de crianças em locais de grande concentração de pessoas.