Programas

Programa de Reinserção Familiar

O Programa tem como objetivo geral a desinstitucionalização ou a reversão do risco de acolhimento institucional de crianças e/ou adolescentes advindos da rede de conveniadas da FIA ou do Sistema de Garantia de Direitos de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O trabalho é realizado por instituições conveniadas que promovem o fortalecimento dos núcleos familiares de origem da criança e/ou adolescente; realizam encontros com os familiares no domicílio do assistido; e fomentam a iniciativa dos familiares para projetos de geração de renda.

As instituições conveniadas contam com equipes de Assistente Social e Psicólogo que fazem acompanhamento sistemático de cada criança e/ou adolescente e da respectiva família, por um período de 12 meses.

O trabalho realizado pelas Instituições conveniadas é supervisionado pela FIA que realiza visitas periódicas e recebe trimestralmente o diagnóstico de cada criança e/ou adolescente atendido com a evolução dos caso.

Os Pólos de Atendimento da FIA (fazer link) em todo o Estado estão capacitados para orientar as famílias e/ou interessados no Programa.

FIA - Fundação para a Infância e Adolescência
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social