CEDECA PROMOVE PALESTRA DE CAPACITAÇÃO NA FIA

Atualizado em 12/12/2019 - 13:00h

 


Na manhã desta quinta-feira (12/12) foi realizada palestra de capacitação sobre o PPCAAM - Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte - na sede da FIA, em Botafogo. A apresentação foi liderada pela coordenadora geral do programa no Rio de Janeiro, Vera Souza e reuniu funcionários e colaboradores da FIA. Também estiveram presentes o gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas, Luiz Henrique, que faz parte do Conselho Gestor do PPCAAM e a presidente da FIA, Ana Mantuano.

O Programa de Proteção à Criança e Adolescente ameaçados de Morte, vinculado à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi criado pelo Governo Federal em 2003.

Trata-se de um procedimento que visa à retirada da criança e do adolescente em situação de ameaça de morte, bem como de seus familiares, do local da ameaça e a colocação em novos espaços de moradia e convivência, promovendo a reinserção social em local seguro.

O objetivo é construir alternativas de vida com os protegidos através de uma política articulada entre a rede educacional, de saúde, lazer, cultura e profissionalizante, entre outras.

Para criança ou adolescente ameaçados de morte serem inseridos no Programa é necessário o encaminhamento pelo Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público ou Poder Judiciário.

 

 

Voltar

FIA - Fundação para a Infância e Adolescência
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos