SEASDH REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO NO CARNAVAL

Atualizado em 07/02/2016 - 14:07h

Programa SOS Crianças Desaparecidas distribuiu pulseiras de identificação no BRT

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), promoveu, neste sábado, 06 de fevereiro, no Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, uma ação de prevenção para que as crianças possam brincar o carnaval com segurança. Os técnicos do programa SOS Crianças Desaparecidas distribuiram pulseiras de identicação e tiraram dúvidas sobre como proceder nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes.

A ação, primeira parceria entre o Programa SOS Crianças Desaparecidas e o BRT, foi motivada pela grande quantidade de registros de crianças perdidas nas praias durante o verão e grandes eventos como o Carnaval. Nas pulseiras, os familiares e responsáveis podem colocar o nome da criança e um telefone de contato. A medida ajuda na identificação, em caso de desaparecimento.

Para a presidente em exercício da FIA, Teresa Cosentino, os responsáveis devem redobrar a atenção e os cuidados com as crianças nas praias, shoppings, parques e praças públicas. "Identifiquem suas crianças. Crianças não se perdem. São perdidas!", enfatizou ela.

Segundo a diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Balloussier, o Alvorada recebe pelo menos umas 500 crianças por dia num único fim de semana, em dias de sol. "A praia é o destino de lazer da grande maioria. O Consórcio entende que tem a responsabilidade em participar de campanhas que contribuem para minimizar um drama de muitas famílias: o desparecimento de crianças", afirmou Suzy.

Atualmente, 507 crianças, adolescentes e jovens do Estado do Rio de Janeiro estão desaparecidos. Destes, 60% são da capital carioca. O índice de localização é de 85%. Quando a situação é de desaparecimento temporário - ou seja, ocorre em grandes eventos ou em praias, por exemplo -, o percentual de casos solucionados chega a 100%.

A Fundação para a Infância e Adolescência FIA-RJ é um órgão da administração indireta do Governo do Estado do Rio de Janeiro responsável por políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência.